Avanços no tratamento oncológico reduzem queda de cabelo

Não existe cigarro seguro
25 de junho de 2018
III Simpósio Internacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão Oncologia D’Or
29 de junho de 2018
Mostrar tudo

Avanços no tratamento oncológico reduzem queda de cabelo

Touca que resfria o couro cabeludo pode prevenir a alopecia em até 70% das mulheresOs avanços e inovações no tratamento oncológico já transformam a realidade de muitos pacientes que lutam contra o câncer. Dentre as novidades está um método de resfriamento do couro cabeludo, antes, durante e depois da sessão de quimioterapia, que tem como intenção reduzir a queda de cabelo. Tratamentos quimioterápicos com esquemas mais curtos e não baseados em antraciclinas, associados ao uso da touca térmica podem ter chance de 60 a 70% de sucesso contra a queda capilar.

“A possibilidade de prevenir ou minimizar a perda dos cabelos, um dos efeitos do tratamento quimioterápico, traz uma mudança impactante para o paciente e a maneira como enfrentará a doença. Com resultados positivos, dependendo do esquema e medicamentos utilizados, 2 em cada 3 pacientes não precisam raspar a cabeça ou usar perucas. Os protocolos mais longos, e com uso de antraciclinas, as chances giram em torno de 30% da preservação capilar”, ressalta o oncologista e Coordenador de Oncologia Mamária do Grupo Oncologia D’Or, Dr. Gilberto Amorim.

Antes desta tecnologia, a queda dos cabelos era uma realidade em quase 100% dos casos e chegava a ocorrer em cerca de 15 dias. Com o uso da touca gelada, que resfria o couro cabeludo, as esperanças dos pacientes, majoritariamente mulheres, se associa à autoestima. O serviço está disponível na Oncologia D’Or, nas clínicas da Barra da Tijuca e de Botafogo. Os pacientes podem utilizar a touca em todas as sessões de quimioterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *