Fevereiro Laranja: mês de prevenção à leucemia

Câncer de próstata
O CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS
28 de novembro de 2018
Mostrar tudo

Fevereiro Laranja: mês de prevenção à leucemia

Prevenção à Leucemia

Fevereiro é laranja em alusão a prevenção da Leucemia, o câncer das células brancas do sangue (leucócitos), responsáveis pela defesa imunológica do organismo. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo as mais comuns a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL). De acordo com o INCA, estima-se que existam mais de 10.000 novos casos de Leucemia no Brasil todos os anos.

Os sinais mais comuns de leucemia são a anemia, que inclui fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Esses sinais aparecem porque há redução dos glóbulos brancos (leucócitos), que provoca baixa da imunidade do organismo. Além disso, a diminuição das plaquetas sanguíneas ocasiona sangramentos, geralmente nas gengivas e pelo nariz e manchas roxas (equimoses) e/ou pontos roxos (petéquias) na pele.

Não há como prevenir o surgimento da leucemia, mas, se descoberta logo cedo e tratada rapidamente, a leucemia tem até 80% de chance de cura em crianças e 40% em adultos. Detectada em exames de rotina, a leucemia afeta mais de 400 mil pessoas no mundo e causa mais de 300 mil mortes, anualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar de ser um diagnóstico complicado, a Leucemia é uma doença possível de ser tratada! Nas leucemias agudas, o tratamento envolve quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central, protegendo o cérebro e a medula espinhal.

Em alguns casos, o transplante de medula óssea é o tratamento mais indicado. O transplante consiste na substituição de uma medula óssea doente por células saudáveis com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser feito com a medula do próprio paciente (vindo uma parte intacta localizada em outro ponto) ou de um doador. Também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. Seja doador de medula óssea e transforme o futuro de alguém! Basta se cadastrar em um hemocentro e doar.

Vivendo sinais e sintomas da Leucemia? Temos uma equipe completa de Hematologistas capazes de oferecer o melhor tratamento possível. Mais informações: (81) 3131-7891 ou (81) 9 9793-0131 (whatsapp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *