Touca hipotérmica: o que é e quais os benefícios no tratamento do câncer

câncer
Medo do diagnóstico atrapalha a realização de exames preventivos do câncer
26 de março de 2019
Amamentar contribui na prevenção do câncer de mama com Síndrome de Li-Fraumeni
24 de julho de 2019
Mostrar tudo

Touca hipotérmica: o que é e quais os benefícios no tratamento do câncer

Touca hipotérmica Neoh Oncologia D'Or

Uma das preocupações mais comuns entre os pacientes que iniciam o tratamento de um câncer é se seus cabelos irão cair. Esse é um dos efeitos da quimioterapia, e quem precisa passar pelo tratamento geralmente opta por raspar os cabelos, uma vez que a maioria dos fios vai embora a medida que o tratamento avança.

Apesar disso, hoje já é possível diminuir a queda de cabelo durante a quimioterapia e preservar até 50% dos fios. Isso acontece graças à touca hipotérmica, um produto de resfriamento colocado sobre o couro cabeludo, que consegue conservar o cabelo na maioria dos casos de câncer.

Como funciona?

Feita com um material rígido, touca é similar a um capacete usa um sistema de resfriamento de ar que age com o princípio da vasoconstrição, estreitando os vasos sanguíneos e diminuindo o fluxo de sangue no local.

Com alertas que garantem resultados superiores à maioria dos sistemas de resfriamento, a touca Capelli chega a  uma temperatura -20ºC, fazendo com que a quantidade de quimioterápicos que chegam às células capilares seja menor, mantendo a maioria dos fios conectados ao couro cabeludo.

Quanto mais gelada a touca, melhor o resultado. O paciente precisa permanecer com ela de 30 minutos a 2 horas após a sessão de quimioterapia e precisa trocá-la a cada 30 minutos.

Após usá-la, o paciente ainda precisa tomar alguns cuidados, como não lavar os cabelos por uma semana e evitar manusear os fios.

Benefícios da touca hipotérmica

Além da preservação visível dos fios de cabelo, o uso da touca hipotérmica tem um papel essencial no fortalecimento psicológico do paciente, uma vez que diminui as características que o identificam como um paciente oncológico em tratamento.

Isso motiva o paciente a seguir com o tratamento, uma vez que trabalha diretamente na autoestima do paciente e sua identidade.

Quais são os efeitos colaterais?

A aplicação de temperaturas tão baixas no couro cabeludo certamente tem alguns efeitos colaterais. A baixa temperatura congela o couro cabeludo, deixando uma queimação e uma sensação de puxar os cabelos.

Além disso, a touca protege apenas os fios da cabeça. Isso significa que os cabelos das sobrancelhas, dos cílios e de outros locais do corpo (como braços e pernas) caem em decorrência da quimioterapia.

A resposta ao uso da touca também varia de paciente para paciente. Algumas vezes, por mais que se faça o uso correto do aparelho, os cabelos simplesmente não permanecem conectados ao couro cabeludo.

Vale salientar que a touca não é aplicável a todos os tipos de câncer. O paciente oncológico precisa conversar com o seu médico e descobrir se é possível utilizar a touca no seu caso.

Como consigo usar a touca no meu tratamento?

Disponível na maioria dos hospitais particulares e clínicas especializadas, cada sessão da touca custa, em média, 200 a 300 reais. Infelizmente por ser um produto, não um medicamento, a touca não está disponível para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde.

Prescrita pelo médico oncologista e presente em todas unidades da Oncologia D’Or, a touca hipotérmica é um produto cujo uso é essencial para o bem-estar geral dos pacientes oncológicos.

Nas unidades NeoH Oncologia D’Or dos hospitais Esperança Recife e Memorial São José, a touca é totalmente gratuita!Para saber mais informações e adquiri-la no seu tratamento, basta entrar em contato pelos telefones (81) 3131-7891 ou (81) 9 9793-0131 (whatsapp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *